sábado, 30 de julho de 2011

Testes em Animais - Parte 1

Bom dia garotas!

Neste sábado temos mais um post especial, resolvi falar de um tema polêmico em vez de mostrar swatches de esmaltes; vamos falar um pouco sobre testes em animais.

Mas porque vamos abordar esse tema?
Você ja pensou na quantidade de violência que pode ter sido utilizada para se criar um pequeno vidro de esmalte?
Pensei neste tema pois como ja falei antes, sou estudante de química e diariamente me deparo com estudos que utilizam animais, e alguns deles acabam por não obter sucesso, pois algumas espécies de animais podem ser genéticamente semelhantes aos seres humanos, mas não são completamente iguais.

Os animais são utilizados para se ter uma "noção" de como algumas substâncias agem em contato com a pele, corrente sanguínea, se causam doenças e etc.
Então para se obter um resultado mais próximo do real, geralmente os animais não são sedados e o produto a ser testado é "aplicado" no animal de uma forma que se for existir alguma rejeição seja percebida mais depressa.
No caso dos esmaltes geralmente é feito testes de contato para ver se ocorre irritação no local, sensibilização (alergia) ou algum efeito sistêmico (causado pela passagem de alguma substância para a corrente sanguínea). Nesses tipos de testes, um dos animais favoritos para o uso é o coelho (por ser barato, de facil manuseio e etc).
Um professor meu me contou que esse teste de contato é simples (no caso de produtos cosméticos como esmaltes, hidratantes e etc): Basta retirar o pelo das costas do coelho, deixar a pele completamente exposta e aplicar o produto a ser testado. Se ocorrer alguma irritação, basta fazer uma vivissecção (dissecação de animais vivos para estudos) e ver se houve a passagem de alguma substância para a corrente e etc.
Atualmente os pesquisadores vêm buscando alternativas ao uso de animais para testes em laboratório, tentando substituir os testes in vivo (em animais) por testes in vitro (cultura de células, tecidos e órgãos isolados).

E o que nós consumidoras podemos fazer contra tudo isso? Podemos evitar produtos que utilizam a violência; e os trocar pelos famosos produtos "cruelty free". Como o B-Side é um blog sobre esmaltes vamos a uma pequena listinha com alguns esmaltes livres de violência (listinha com algumas outras marcas no site da PEA):


- Ana Hickmann
- Avon
- Big Universo
- Blant Colors
- China Glaze
- Dior
- Eyeko
- Fina Flor
- Hits
- Impala
- L.A. Colors
- L.A. Girls
- Nyx
- Orly
- Revlon
- Risqué
- Sally Hansen
- Sancion Angel



Gostaram do post? Esse foi um post mais geral, uma introdução de um tema que irei desenvolver um pouco mais aprofundado aqui no blog. Então podem esperar a continuação ^^

~*~*~*~*~*~

Meninas corram, participem e avisem as amigas. É ate dia 16/08

10 comentários:

  1. Eu acho uma sacanagem esse negócio de testar em animas e pans. Me da uma raiva! Crueldade!
    Gostei da sua iniciativa de falar sobre isso! :D

    Beijão
    esmaltedemorango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal tu cursar química. Eu tbm curso =)

    Acho uma crueldade tbm fazer testes em animais. Horror total!

    http://esmaltandoemfortaleza.blogspot.com/2011/07/sorteio.html

    ResponderExcluir
  3. Por que fazer isso em animais? São eles que vão usar? Não! Acho que as substâncias perigosas são conhecidas pelos fabricantes há séculos, não é? Mesmo assim, não se pode prever reações iguais entre pessoas, quanto mais entre animais e seres humanos! Muita gente se oferece para testes nos Estados Unidos, e ganham uma graninha. Brasileiros doavam sangue por merrecas, e acho que muita gente teria esse "empreguinho"!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post! Muito informativo, e melhor ainda saber que marcas conhecidas, internacionais, nacionais e que usamos muito são livres dessa crueldade! Bjuss

    www.esmaltices.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei MUITO do post, parabéns!!

    Bjo,
    Bru

    ResponderExcluir
  6. Colorama e Top Beauty não são cruelty free :(
    Vi uma foto de um coelho tendo a sua pele raspada para testes e outra com o olhinho do bichinho todo vermelho (acho q existe teste de produtos nos olhos tb, não sei). Achei muito cruel.
    Gostei do site da Peta, vou visitá-lo mais vezes :)

    ResponderExcluir
  7. Otimo post,estou fazendo um texto sobre esse assunto, posso citar vc em meu blog??
    www.esmaltecolorido.com.br

    ResponderExcluir
  8. http://www.esmaltecolorido.com.br/2012/06/nas-minhas-andancas-pela-net-entrei-no.html

    ResponderExcluir
  9. Amei o post!
    Seguinto-te!
    Beijo

    http://blogdajhosy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...